Desde 2008 que Felgueiras não recebia um final de Etapa
Home > Notícias > Volta > Desde 2008 que Felgueiras não recebia um final de Etapa
Volta
Desde 2008 que Felgueiras não recebia um final de Etapa
16:00 - 09 agosto, 2019

O último vencedor em Felgueiras, curiosamente também no Monte de Santa Quitéria onde vai terminar esta 8ª Etapa, foi o espanhol Hector Guerra (Liberty Seguros). No ano de estreia do município de Felgueiras, em 1992, a 54ª Volta a Portugal foi ganha por Cássio Freitas (Boavista), o único brasileiro a vencer a Volta a Portugal

 

Partilha este artigo

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, uma estrela em Felgueiras

Edificado no século XI, Santa Maria de Pombeira foi um dos mosteiros mais ricos da Congregação de São Bento. Era masculino e foi protegido pela alta nobreza do reino que frequentemente o escolheu para local de sepultura. Entre 1297 e 1318, foi notório o prestígio e reconhecimento externo do mosteiro pelo elevado número de doações recebidas do rei e de particulares. Em 1588, quando a Congregação tomou definitivamente posse, D. Filipe II aplicou boa parte das rendas de Pombeiro aos Jerónimos de Santa Maria de Belém. O rei tinha autorização canónica, mas esta ação provocou um litígio entre as duas Ordens que durou largos anos.

O que comer?

Inicie a experiência gastronómica com fumados do Lordelo: entre presuntos, chouriças, mouras (chouriças de sangue), salpicões, alheiras e linguiça, o difícil será escolher. Como refeição principal destaca-se o cozido à portuguesa, o bacalhau, o arroz de cabidela, os assados no forno a lenha, os rojões e o sarrabulho. Tudo isto acompanhado pelos maravilhosos vinhos verdes da região. De sobremesa, prove as rabanadas feitas com vinho do Porto, o arroz doce e a sopa doce. Para a viagem leve o característico pão de ló de Margaride.

Notícias Relacionadas
Destaques
Ver todos
15:40 - 03 agosto, 2019
13:00 - 03 agosto, 2019
12:20 - 03 agosto, 2019